

Tudo começou em Sligo, na Irlanda. Mark Feehily, Shane Filan e Kian Egan estavam participando de uma montagem teatral em um teatro local. Depois da última apresentação da peça , na comemoração de encerramento, alguns atores começaram a cantar juntos.
Eles resolveram seguir o conselho de algumas pessoas que achavam que eles tinha belas vozes e que cantavam muito bem juntos, então formaram uma banda: Six As One! A banda era composta por Mark Feehily, Shane Filan, Kian Egan, Michael, Derrick e Graham.
A banda começou a ficar cada vez mais popular depois que seus respectivos integrantes voltaram a atuar no teatro local, e desta vez cantando nos intervalos das peças. Mas eles achavam que o grupo precisava de um nome mais 'marcante' para ficar na memória da população de Sligo. A banda passou a se chamar IOU.
Começaram a ficar cada vez mais conhecidos na cidade e como estavam fazendo muito sucesso resolveram escrever suas próprias canções... a primeira foi Together Girl Forever (Juntos para sempre).
Vários empresários se interessaram pela banda, mas as propostas não agradaram os rapazes que resolveram gravar um cd em uma gravadora independente. O primeiro single foi justamente da primeira música escrita por eles: Together Girl Forever.
Foi então que a mãe do SHANE enviou várias cópias do single para o empresário do Boyzone, Louis Walsh, na esperança de convencê-lo a ir de encontro com a banda. O empresário gostou muito da apresentação dos rapazes, mas pediu-lhes que fizessem um teste ao vivo. O IOU fez um show de abertura de um concerto que os Backstreet Boys apresentou em Dublin. A apresentação duraria 15 minutos e eles cantariam 3 músicas: Together Girl Forever; Everlasting Love; Pinball Wizard (do grupo de rock britânico dos anos 60, os The Who).
A apresentação foi um sucesso total e em fevereiro de 1998 o empresário resolveu contratá-los. Mas como toda Boyband, só poderia existir 5 integrantes, foi aí que escolheram o Derrick para sair, por ser o mais velho do grupo.
O primeiro encontro com uma gravadora já estava agendado, mas não deu certo, pois só havia interesse em contratar o Mark e o Kian, mas eles negaram por acreditar no talendo do grupo.
Louis, o empresário, percebeu que Graham não estava se encaixando no perfil que ele queria para uma banda. Decidiu excluí-lo, e a busca pelo quinto integrante começava.
Cerca de trezentos jovens aproximadamente se candidataram para fazer o teste, incluindo dois amigos dos rapazes o Nicky Byrne, que estava de terno e cantou Father and Son do Boyzone e Brian McFadden vestindo camiseta e calça jeans que cantou Get Down dos Backstreet Boys. Foram 6 finalistas e por último apenas 2: Nicky e Brian. Como ninguém conseguia se decidir entre os dois, eles acabaram sendo escolhidos porém, mais um integrante teria que deixar a banda, pois ela só poderia conter 5 integrantes. E Michael foi o escolhido para sair.
O grupo estava formado e em julho de 1998 eles foram convidados para a turnê de uma rádio local 2FM. Louis quis mudar o nome da banda e o nome escolhido seria Westside. Em seguida eles se juntaram a turnê do Boyzone onde cantavam quatro músicas: Swear It Again; If I Let You Go; Everybody Knows; Flying Without Wings. Foi aí que o sucesso começou a se expandir... começaram a sair em revistas, televisão, internet, rádio... Westside estava se tornando uma banda muito comentada.
Após a participação na turnê Smash Hits Roadshow da revista inglesa Smash Hits eles ganharam seu primeiro prêmio: Artista Revelação!!!
Agora eles teriam que fazer uma apresentação para os jornalistas, e depois de muito ensaio o show saiu perfeito, mas tinha um pequeno problema: já havia uma banda americana chamada Westside, então teriam que mudar novamente o nome do grupo, foi aí que surgiu WESTLIFE, nome definitivo.
Nascia então... o Westlife! Com os integrantes Mark Feehily, Shane Filan, Kian Egan, Nicky Byrne e Brian McFadden.
Com muito talento, músicas marcantes e shows inesquecíveis o Westlife crescia a cada dia. Agora conhecidos por todos em um sucesso mundial que deixavam fãs desesperadas e apaixonadas por aqueles 5 garotos lindos de vozes maravilhosas!
Em março de 2004 Brian McFadden anuncia sua saída da banda, alegando que era hora de se dedicar a família. Posteriormente Brian rompeu seu casamento com a ex componente da antiga banda Atomic Kitten, Kerry Katona, e iniciou uma carreira solo.
O Westlife fica então com o Quarteto Fantástico: Mark, Shane, Nicky e Kian.
O grupo não se deixou abalar pela saída do amigo e não acharam que era nescessário ir em busca de um outro componente, já que eles estavam crescendo e amadurecendo, foi aí que deixaram de ser uma boyband.
Regravaram músicas antigas de Frank Sinatra, e lançaram o cd The Love, compostas por regravações românticas antigas... agradando, como sempre, o seu público, que também já estavam amadurecendo e não havia sentido em continuar com o estilo musical em que começaram.
Após a turnê de 10 anos de banda em 2008, o Westlife voltou com todo o gás em 30 de novembro de 2009 com o lançamento de seu novo cd Wehere We Are. Foi anunciado oficialmente que eles são o 2º artista mais vendido no Reino Unido e um novo álbum já está em produção e será lançado no final deste ano de 2010!
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Westlife